Nayara Cirineu, fonoaudióloga da nossa equipe
Apesar de ser conhecida por sua atuação em voz e fala, a fonoaudiologia não se restringe a isso.
É a ciência que cuida de todos os processos de comunicação humana e seu desenvolvimento, da sucção do leite materno à deglutição na melhor idade. O profissional de fonoaudiologia pode atuar de forma individual ou em parceria com outros profissionais da saúde.
Como saber se você precisa procurar um profissional para ajudar o seu filho?
A fonoaudióloga Nayara Cirineu separou algumas dicas muito importantes, para que você possa entender melhor quais os indicativos a criança apresenta de que ela precisa da ajuda de uma fonoaudióloga, confira abaixo:
1) Atraso na linguagem: Quando a criança tem 1 ano de idade e ainda não está falando e nem compreendendo ordens simples ou se já completou 2 anos compreende o que é solicitado, mas ainda não fala
2) Distúrbio de fala (troca de letras): Elas podem ser causadas por alterações musculares (fonética) ou alterações no processamento fonológico.
3) Disfluência (gagueira): Toda criança pode apresentar uma fase de disfluência. A família tem que ficar atenta a esse tempo, para que a gagueira não seja perpetuada vindo a causar problemas sociais e emocionais.
4) Dificuldade de aprendizagem: Quando a criança está com dificuldades para ler e/ou escrever ou está trocando letras na escrita.
5) Alteração vocal: Rouquidão ou qualquer outra alteração vocal. É interessante que seja feita uma avaliação com o otorrino e com um fonoaudiólogo.
6) Perda auditiva
7) Teste da linguinha: O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua.
Comments