Lívia Maria Fernandes, psicóloga infantil da nossa equipe
Escolher a escola onde o nosso filho vai estudar nem sempre é uma tarefa fácil.
Diferente de épocas anteriores, onde tínhamos menos opção e dúvidas, hoje em dia essa tarefa tem se tornado cada vez mais complexa.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas, elabordas pela psicóloga,Lívia Maria Fernandes, parte da equipe de psicologia infantil da Clínica, para te ajudar a fazer escolha.
A escola é um contexto de extrema relevância na vida de uma criança. Como tudo, tem suas limitações e virtudes. Sendo assim, vale a pena ter muita atenção, cuidado e carinho nesse processo.
Veja as dicas abaixo:
1) Identifique os valores da escola: Primeiro, e mais importante, é necessário identificar na scola valores que sejam relevantes para sua família e que você gostaria que fossem ensinados e vivenciados por seu filho no ambiente escolar.
2) Conhea as propostas pedagógicas: A proposta pedagógica da escola precisa ser adequada ao que você deseja (vale a pena pesquisar e conhecer um pouco dessas variações), já que isso vai nortear a metodologia e as atividades que serão implementadas durante o ano.
3) Veja a estrutura da escola: A estrutura da escola precisa estar de acordo com o que busca, equilibrando espaços abertos e possibilidades de interação para a criança, assim como os espaços internos e o que a mesma vai oferecer. Lembrando sempre de levar em consideração a idade da criança e quais os espaços ela vai mais usufruir. Levá-las para conhecer e opinar sobre essa escolha é sempre uma boa pedida!
4) Avalie a logística: É importante pensar e pesar as questões logísticas, como distância da escola para casa e/ou trabalho da família, facilidade no trajeto, engarrafamento... e todas essas variáveis que também fazem parte dessa escolha.
Comments